Nesta sexta-feira (06), a coluna Play, do jornal O GLOBO, divulgou a primeira foto da atriz Ayla Gabriela caracterizada como Geni para o filme “Geni e Zepelim”, da cineasta Anna Muylaert. A reportagem é da jornalista Anna Luiza Santiago.
Na imagem, é possível ver Comandante, personagem interpretado por Seu Jorge na obra inspirada na faixa de Chico Buarque:

Veja Mais: Filme Premiado Com Wagner Moura Ganha Data De Estreia
Sobre o Filme
Nas últimas semanas, o filme inspirado na canção de Chico Buarque foi gravado na Amazônia. Por certo, o longa conta a história de uma jovem travesti que trabalha como profissional do sexo. Geni se prostitui na cidade ribeirinha onde vive. Durante uma disputa por terras, ela testemunha a chegada de tropas lideradas por um comandante tirano, que chega voando a bordo de um grande zepelim.
Com planos destrutivos para a área, o Comandante fica encantado por Geni, e ela começa a perceber que ainda pode ter uma oportunidade de mudar o rumo dos acontecimentos.
Dirigido por Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), a adaptação foi confirmada pela Globo Filmes, em anúncio na área de mercado da 77ª edição do Festival de Cannes.
Após polêmicas, Geni é interpretada por outra atriz
Ayla Gabriela entrou no projeto após desistência e a consequente saída polêmica da atriz Thainá Duarte do papel principal. A atriz de “Cangaço Novo” chegou a ser escalada e anunciada como protagonista da obra.
No entanto, logo após seu nome ser divulgado, a produção recebeu uma avalanche de críticas e acusações de fazer “transfake” pelo fato de que a personagem Geni, historicamente, sempre ter sido representada por pessoas transgênero e não por uma mulher cisgênero — como é o caso de Duarte.
Background de Ayla Gabriela
Em seu portfólio, Ayla estrelou no curta-metragem “Pássaro Memória” (2023), de Leonardo Martinelli, selecionado para diversos festivais como Locarno Film Festival, Toronto International Film Festival, e Festival de Gramado. Além disso, dirigiu e atuou no curta “A corpa fala” (2020), e integrou o elenco de “Santo” (2023) e de “Girassóis” (2024). Em 2025, protagonizou com Cibelle Rodricco o curta-metragem “Defesa Pura”, de George Pedrosa, circulado em São Luís.
Além de atriz, Ayla também é dançarina, e divide que trabalhou e estudou com a coreógrafa Lia Rodrigues. Lia é um dos grandes nomes na dança contemporânea brasileira e sua companhia, baseada na Maré (Rio de Janeiro), realiza turnês internacionais frequentemente.
Veja Mais: O Futuro dos Filmes com Inteligência Artificial: Inovação ou Ameaça?
O filme “Geni e o Zepelim” vai chegar aos cinemas do Brasil em 2026. Enquanto isso, confira a famosa música de Chico Buarque, apresentada pela atriz Letícia Sabatella: